Colégio

O COLÉGIO

O Olimpo existe como Curso desde 2004, adotando o nome Colégio Olimpo de 2006 em diante. Preza uma educação essencial ao aluno, unindo a perspectiva da disciplina aos conteúdos indispensáveis ao aprendizado, visando potencializar seu desenvolvimento e sua autonomia diante dos desafios que o esperam.

É um estabelecimento particular de educação voltado para jovens e adultos, apolítico, católico laico, sem discriminação de cor, raça, religião, condição social ou econômica, desde que sejam aceitos seus objetivos educacionais, sua estrutura e filosofia de trabalho.

DIRETRIZES PEDAGÓGICAS

O Olimpo é uma escola que exige por acreditar no potencial de cada aluno, buscando ampliar seu hábito e gosto pelo estudo; ensina-o a pensar de forma criativa, conquistar seus objetivos acadêmicos e garantir sua vaga nas melhores universidades federais do Brasil. A Equipe Pedagógica busca, essencialmente, estimular nos alunos:

  • O domínio crítico do conhecimento;
  • A produção criativa e multicultural;
  • A consciência política;
  • A responsabilidade social.

INTERAÇÃO COM A FAMÍLIA

Priorizamos um atendimento individual e personalizado para cada família. Para o Olimpo, a participação familiar é essencial na formação de nossos alunos, uma vez que buscamos conhecer cada um para oferecermos a nossa dedicação.

Os atendimentos podem ser realizados pessoalmente, por telefone ou via e-mail. Os responsáveis são recebidos pela Equipe Gestora, que dará direcionamento às demandas. É na parceria família-escola que reside o sucesso de nossos educandos.

Para a segurança de seus filhos, o Colégio Olimpo conta com monitoramento registrado em câmeras, equipe treinada e um rigoroso controle de circulação de visitantes. Assim, nossos alunos podem desfrutar de um ambiente tranquilo, seguro e adequado a uma rotina acadêmica saudável.

Além disso, nossa estrutura oferece um excelente restaurante para nossos estudantes, com todo bem-estar e comodidade que eles merecem. Todo o cardápio possui acompanhamento de nutricionistas, priorizando a alimentação saudável.

ENSINO FUNDAMENTAL

O Olimpo trabalha com turmas reduzidas visando a uma maior interação entre o professor e o aluno.
Nossa missão como escola é mostrar o valor do conhecimento na construção de nossos alunos como cidadãos do mundo. O Olimpo trabalha diariamente na consolidação do saber acadêmico com os nossos estudantes.

Do 6º ao 9º ano, os alunos já são orientados quanto às principais características da prova do Enem. Para ambientar os estudantes, eles já realizam simulados bimestrais do tipo Enem, com questões de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens, Códigos e Redação.

No último ano do Ensino Fundamental, o Colégio Olimpo reforça os pré-requisitos necessários para prosseguir com um Ensino Médio de sucesso, preparando os alunos para os grandes desafios que os esperam.

ENSINO MÉDIO

Nosso grande objetivo é fortificar a importância do conhecimento para cada um de nossos alunos. Trabalhamos para formar pessoas interessadas no saber acadêmico e preparadas para todas as situações da vida.

O último ano do Ensino Médio é dedicado principalmente à revisão de matérias. Todo o conteúdo do segmento é trabalhado, visando o sucesso do aluno ao final do ano letivo, não apenas na escola, mas também nos vestibulares.

Os simulados são elaborados no formato Enem, PAS, Fuvest, Unicamp e outros vestibulares, para uma avaliação precisa e condizente com o nosso sistema de ensino.

3ª SÉRIE IME/ITA

Selecionamos, por meio de uma entrevista, alunos que desejam se preparar para o exame do ITA/IME. Dessa forma, o Colégio Olimpo realiza um trabalho focado no desenvolvimento do perfil desses alunos para aprová-los nos mais concorridos exames.

O Curso consiste em um treinamento intensivo de resoluções de exercícios. O objetivo é propiciar a revisão de objetos de conhecimento e a aquisição de habilidades que o êxito em tais vestibulares exige.

O Curso oferece 8 Ciclos de Simulados, sendo 6 Ciclos com o formato do vestibular do ITA e 2 Ciclos com o formato do vestibular do IME.

Obs.: O aluno que ingressa na 3ª série ITA ainda é regular da 3° série do Ensino Médio e, para que não haja perda pedagógica, faz-se necessária a realização das provas e simulados regulares do 3ª série do Ensino Médio.

NOSSOS DIFERENCIAIS

O Colégio Olimpo oferece uma série de atividades que incentivam os alunos a ampliarem suas habilidades e competências cognitivas para levá-los ao sucesso em suas conquistas.

Entre essas atividades estão:

  • Aulas de Robótica;
  • Oficina de Redação;
  • Simulados periódicos;
  • Viagens pedagógicas, nacionais e internacionais;
  • Preparação e incentivo à participação em Olimpíadas científicas nacionais e internacionais.

APOIO PEDAGÓGICO

No Colégio Olimpo, os alunos têm acesso diário ao Apoio Pedagógico por disciplina no contraturno, com ampla oferta de horários.

Nessa atividade, os educandos têm a possibilidade de esclarecer suas dúvidas com professores e monitores, de maneira mais individualizada, proporcionando melhor entendimento e fixação dos conteúdos.

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO INDIVIDUALIZADA

A Orientação de Estudos é realizada com os alunos desde o Ensino Fundamental II até o Ensino Médio. A orientação pode ser solicitada pelo aluno, por seus responsáveis ou pelos professores que, ao perceberem dificuldades nos educandos, os encaminham à Orientação Educacional.

O atendimento é individual e busca construir com o estudante uma rotina de estudos eficiente, com o intuito de desenvolver a disciplina e a organização diária.

OFICINA DE REDAÇÃO

A dinâmica de produção de texto regular com correção sistemática é uma prioridade no Colégio Olimpo e há uma Coordenação exclusiva para esse fim.

Além das aulas de Redação previstas na grade curricular regular, são realizadas atividades de produção de texto semanais do 6º ano do EF II até a 3ª série do Ensino Médio, a partir de material desenvolvido pela equipe do Colégio Olimpo.

Os alunos de Ensino Médio têm espaço para discussão de temas diversificados e condições favoráveis para desenvolvê-los, visando os grandes vestibulares e Enem.

A correção é feita por especialistas treinados e supervisionados, que realizam devolutivas individualizadas sempre que o aluno achar necessário.

PROJETO DE LITERATURA

Na perspectiva de orientar os alunos Olimpo para se tornarem grandes leitores, o projeto de leitura paradidática apresenta-se de forma escalonada. O objetivo do projeto é, por meio do desenvolvimento do gosto e do hábito de leitura, construir leitores competentes e interessados.

A escolha das obras leva em consideração a idade do leitor, a diversidade de gêneros e assuntos e a multiplicidade de conteúdos abordados.

Além de livros literários propriamente ditos, os títulos passeiam pelos demais componentes curriculares e sua leitura é sempre acompanhada e orientada pelos professores de literatura e das demais disciplinas envolvidas, na construção de um trabalho interdisciplinar que amplia a leitura de mundo dos educandos.

OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS

Como escola que foca no desenvolvimento acadêmico dos alunos, o Colégio Olimpo investe e incentiva seus educandos a participarem das Olimpíadas Científicas que ocorrem ao longo do ano. Entre os benefícios dessa participação, está a oportunidade de os alunos se aprofundarem nos conhecimentos de suas disciplinas de interesse.

Para os alunos interessados, há turmas específicas de aprofundamento de conteúdos, sempre com um professor da área, e uma Coordenação exclusiva que auxilia na organização da participação dos alunos Olimpo nesses eventos.

ROBÓTICA

As aulas de Robótica no Colégio Olimpo são ofertadas aos alunos interessados e sempre no contraturno. Nessas aulas, eles vivenciam na prática os conceitos estudados em sala de aula, por meio da construção de robôs programados por computador.

Essa é uma atividade que favorece a interdisciplinaridade, a organização e desenvolvimento de projetos, o trabalho em equipe e a superação de desafios. Além disso, desenvolve o raciocínio e a lógica na construção de maquetes e de programas para controle de mecanismos.

VIAGENS PEDAGÓGICAS

Os projetos de estudo de meio complementam o trabalho realizado em sala de aula. Seja em Pirenópolis, São Paulo ou até mesmo na Europa e Estados Unidos, nossos alunos tornam-se viajantes curiosos, atentos, buscando compreender a lógica e as emoções de estar ali. Viajar de maneira ativa, participar de rotinas e costumes torna o aluno protagonista de sua própria aprendizagem.

As viagens pedagógicas são uma excelente oportunidade para os alunos colocarem em prática o conhecimento que levam de dentro das salas de aula. Essa experiência permite construir pessoas que serão cidadãs do mundo, preocupadas com o desenvolvimento e com a pluralidade de povos e a multiculturalidade de nosso planeta. Durante todo o tempo, a socialização e a construção de novas amizades estarão presentes. Professores, guias e alunos tornam-se uma família em que os membros, por alguns dias, cuidam uns dos outros e vivenciam juntos a maravilhosa experiência de aprender viajando.

DEVERES E DIREITOS DO ALUNO

DEVERES DO ALUNO

  1. contribuir em sua esfera de atuação para o prestígio da escola;
  2. comparecer, pontualmente e de forma participante, às atividades que lhe forem afetas;
  3. cooperar com a boa conservação dos móveis do estabelecimento, equipamentos e materiais escolares, concorrendo também para a manutenção de boas condições de asseio do edifício e de suas dependências;
  4. não portar material que represente perigo para a saúde, segurança e integridade física e moral sua ou de outrem e estranhos às atividades escolares;
  5. submeter à aprovação dos superiores a realização de iniciativa pessoal ou de grupos, no âmbito da escola;
  6. não participar de movimentos de indisciplina coletiva;
  7. comportar-se de modo a fortalecer o espírito patriótico e a responsabilidade democrática;
  8. respeitar as normas disciplinares do Estabelecimento;
  9. observar fielmente os preceitos de higiene individual;
  10. tratar com urbanidade e respeito os diretores, professores, autoridades do ensino, funcionários e colegas;
  11. comparecer às solenidades, festas cívicas e sociais promovidas pelo Estabelecimento;
  12. cumprir fielmente os demais preceitos do Regimento Escolar no que lhes couber.

DIREITOS DO ALUNO

  1. ser tratado com respeito, atenção e urbanidade pelo Diretor, Professores, Funcionários do Estabelecimento e Colegas;
  2. apresentar sugestões à Diretoria do Estabelecimento;
  3. representar em termos, e por escrito, contra atos, atitudes, omissões ou deficiências de Professores, Diretor, Funcionários e Serviços do Estabelecimento;
  4. utilizar dos livros da biblioteca, nos termos dos regulamentos do Estabelecimento;
  5. tomar conhecimento de sua frequência e das notas obtidas;
  6. requerer transferência ou cancelamento de matrícula quando maior de idade, ou por meio do pai ou responsável, quando menor;
  7. receber as avaliações e trabalhos escolares corrigidos;
  8. recorrer dos resultados das avaliações de seu desempenho.

É VETADO AO ALUNO

  1. ausentar-se da sala sem permissão do professor e do Colégio sem autorização do Diretor Administrativo e Disciplinar;
  2. ocupar-se durante as aulas de assuntos a elas estranhos;
  3. promover algazarras ou distúrbios nas imediações e nas dependências do Colégio;
  4. introduzir ou fazer uso de bebidas alcoólicas ou substâncias entorpecentes ou que determinem dependência física e psíquica no recinto do Colégio;
  5. fumar nas dependências do Colégio e nas imediações;
  6. colar ou repassar cola ao colega nas provas;
  7. manter o celular ligado nos horários de aula e provas;
  8. usar aparelhos sonoros;
  9. cometer injúria e calúnia contra colegas, professores e demais funcionários.

SEDE

Unidade Bueno
Rua T-27, Qd. 73, Lts. 03/4/05 – Setor Bueno
Goiânia – GO
Telefone: (62) 3922-7501