O COLÉGIO
O Colégio Olimpo foi fundado no ano de 2006, contemplando todas as séries do Ensino Médio. Ele é um estabelecimento particular de educação voltado para jovens e adultos, apolítico, católico laico, sem discriminação de cor, raça, religião, condição social ou econômica, desde que sejam aceitos seus objetivos educacionais, sua estrutura e filosofia de trabalho.
Ensino Fundamental e Ensino Médio
O Olimpo trabalha com turmas reduzidas também no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, visando a uma maior interação entre o professor e o aluno.
O plantão para esclarecimento de dúvidas individuais se dá com os próprios professores. Além desses, também têm-se os plantões coletivos, em sala de aula.
6º a 8º anos - A carga horária é composta por 30 aulas pela manhã (segunda a sexta), mais 2 aulas no período vespertino. Os simulados e provas são semanais e sempre nas tardes de sexta-feira.
9º ano - A carga horária é composta por 30 aulas pela manhã (segunda a sexta), mais 4 aulas no período vespertino. Os simulados e provas são semanais e sempre nas manhãs de sábado.
1ª e 2ª séries - A carga horária é composta por 30 aulas pela manhã (segunda a sexta), mais 4 aulas ministradas no período vespertino. Os simulados e provas são semanais e sempre nas manhãs de sábado.
3ª série - A carga horária é composta por 36 aulas pela manhã (segunda a sábado), mais 4 aulas ministradas no período vespertino. Os simulados e provas são semanais e sempre nas tardes de sábado.

 

ORIENTAÇÃO E APOIO PEDAGÓGICO
Esse serviço desempenha um papel de fundamental importância no acompanhamento do processo de aprendizagem do aluno. Trabalha ensinando o aluno a reunir perseverança e confiança. A Direção de Ensino faz um atendimento personalizado, orienta profissionalmente, auxilia na superação de dificuldades de aprendizagem e de relacionamentos. Favorece a ligação entre a família e a escola, e atende ao pai.

 

DIRETRIZES PEDAGÓGICAS
No Olimpo o aluno é o sujeito e o fim de todos os processos. Ele é a razão principal da existência da escola e tudo que nela ocorre é para atende-lo e ajuda-lo a superar suas necessidades. O Olimpo é um colégio que não só prepara seu aluno para o vestibular mas também, ensina-o a pensar, desenvolve sua criatividade e orienta seu estudo. A organização rigorosa do colégio permite que o aluno conheça todas atividades do primeiro ao último dia de aula.
E além de seriedade e organização, oferecemos ao aluno alegria e prazer no ato de aprender dentro de um ambiente motivador em que o conhecimento é o maior princípio e maior fim. O Colégio Olimpo planeja realizar um amplo projeto educacional valendo-se de três princípios:
  a dimensão tecnológica e global em que o homem moderno está inserido;
  a valorização do saber humanista do presente e do passado;
  a interação contínua com as necessidades e as expectativas presentes.

 

Preparação PAS – UnB
O Programa de Avaliação Seriada (PAS) foi idealizado, em 1985, pelo diretor do Serviço de Seleção do Vestibular (antigo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos - Cespe), Lauro Morhy. Em 1996, o programa foi implementado e a primeira prova realizada. Três anos mais tarde, os primeiro alunos entraram na UnB pelo novo processo seletivo.
O PAS avalia o conhecimento dos alunos ao término de cada série do ensino médio. A média dessas três notas resulta na classificação. A idéia é estimular melhorias no ensino médio e favorecer os candidatos.
O programa do Colégio Olimpo no ensino médio contempla a lógica, o raciocínio e a contextualização conforme o programa exigido pela UnB, inclusive quanto aos conteúdos de Educação Artística e Língua Estrangeira.

 

DEVERES E DIREITOS DO ALUNO


DEVERES DO ALUNO
i)
contribuir em sua esfera de atuação para o prestígio da escola;
ii)
comparecer, pontualmente e de forma participante, às atividades que lhe forem afetas;
iii)
cooperar com a boa conservação dos móveis do estabelecimento, equipamentos e matérias escolares, concorrendo também para a manutenção de boas condições de asseio, do edifício e de suas dependências;
iv)
não portar material que represente perigo para a saúde, segurança e integridade física e moral sua ou de outrem e estranhos às atividades escolares;
v)
submeter à aprovação dos superiores a realização de iniciativa pessoal ou de grupos, no âmbito da escola;
vi)
não participar de movimentos de indisciplina coletiva;
vii)
comportar-se de modo a fortalecer o espírito patriótico e a responsabilidade democrática;
viii)
respeitar as normas disciplinares do Estabelecimento;
ix)
observar fielmente os preceitos de higiene individual;
x)
tratar com urbanidade e respeito os diretores, professores, autoridades do ensino, funcionários e colegas;
xi)
comparecer às solenidades, festas cívicas, e sociais promovidas pelo Estabelecimento;
xii)
cumprir fielmente os demais preceitos do Regimento Escolar no que lhes couber.

 

DIREITOS DO ALUNO
i)
ser tratado com respeito, atenção e urbanidade pelo Diretor, Professores, Funcionários do Estabelecimento e Colegas;
ii)
apresentar sugestões à Diretoria do Estabelecimento;
iii)
representar em termos, e por escrito, contra atos, atitudes, omissões ou deficiências de Professores, Diretor, Funcionários e Serviços do Estabelecimento;
iv)
utilizar dos livros da biblioteca, nos termos dos regulamentos do Estabelecimento;
v)
tomar conhecimento das notas obtidas e de sua freqüência;
vi)
requerer cancelamento de matrícula ou transferência quando maior de idade, ou através do pai ou responsável, quando menor;
vii)
receber as avaliações e trabalhos escolares corrigidos;
viii)
recorrer dos resultados das avaliações de seu desempenho.

 

É Vetado ao Aluno:
i)
Ausentar-se da sala sem permissão do professor e do Colégio sem autorização do Diretor Administrativo e Disciplinar;
ii)
Ocupar-se durante as aulas de assuntos a elas estranhos;
iii)
Promover algazarras ou distúrbios nas imediações e nas dependências do Colégio;
iv)
Introduzir ou fazer uso de bebidas alcoólicas, ou substâncias entorpecentes, ou que determinem dependência física e psíquica no recinto do Colégio;
v)
Fumar nas dependências do Colégio e nas imediações;
vi)
Colar ou repassar cola ao colega nas provas;
vii)
Manter o celular ligado nos horários de aula e provas;
viii)
Usar aparelhos sonoros;
ix)
Cometer injúria e calúnia contra colegas, professores e demais funcionários.

 

COMO VIABILIZAR O PROJETO PEDAGÓGICO
Para realizar o projeto pedagógico que planeja, o Olimpo utiliza-se de uma pedagogia articulada ao dinamismo curricular e à incorporação de tecnologia disponível à aprendizagem.
Sua pedagogia, essencialmente, busca estimular nos alunos:
  o domínio crítico do conhecimento;
  a produção criativa e multicultural;
  a consciência política;
  a responsabilidade social.

 

UMA ESCOLA TÃO EXIGENTE QUANTO A VIDA
Atravessamos um período de grande crise social que requer responsabilidade, esforço e senso criativo para assegurar o surgimento de uma nova ordem social. Sabemos que uma das principais causas dessa crise é a carência de uma autêntica escala de valores, cuja existência promoveria as transformações necessárias na nossa sociedade atual.
Consideramos que valores são parâmetros que canalizam a ação do homem. As injustiças sociais e outras formas de relativismo moral que afetam os setores públicos e privados são, sem sombra de dúvida, a origem de muitos flagelos que hoje pertubam a humanidade. Nesse sentido pretendemos ser antes de mais nada uma fonte de valores para um novo cidadão.
Por esse motivo, o Colégio Olimpo pretende ser, no campo da Educação, referência de ensino exigente dentro do contexto histórico brasileiro. Uma Escola que propõe desenvolver um sistema de vida escolar em que haja interação e participação democrática de todos os seus membros. Para tanto, valoriza a ética, a formação de atitude e estabelece parâmetros para o uso do saber científico e tecnológico. Essa Escola pretende também contribuir para o desenvolvimento social, moral, intelectual e cultural do país.

 

SEDE
Unidade Marista / Ensino Médio
Sede do Ensino Médio. Possui quadras poli-esportivas e uma localização que garante segurança e conforto para pais e alunos.

rua 1139, nº 323 – Setor Marista
Goiânia – GO
Telefone: (62) 3088 7500

 

Unidade Bueno / Ensino Fundamental II
rua T-27, Qd. 73, Lts. 03/4/05 – Setor Bueno
Goiânia – GO
Telefone: (62) 3922 7501

 

 

Twitter Facebook Youtube
DF | Goiás | Minas | Tocantins | Editora Opirus         
Grupo Olimpo - Todos os direitos reservados.